Congonhas do Campo ou Congonhas? Conheça um pouco dessa história!

Na língua tupi-guarani, Congonhas quer dizer “o que sustenta, o que alimenta”. Trata-se de uma planta que existe na região das Minas Gerais, e que é empregada para feitura de chá…

Antes denominada “Congonhas do Campo”, hoje a cidade histórica chama-se apenas Congonhas!

Isso porque em 1948 a administração municipal resolveu simplificar a denominação eliminando as palavras “do campo”.

Os habitantes à época aparentemente concordaram com o que havia sido decidido, pois, em 2003, os moradores foram consultados para opinarem se a mudança ocorrida 55 anos antes deveria ou não ser mantida. E, para surpresa de muitos, não houve saudosismo, e o nome permaneceu reduzido.

Segundo alguns historiadores, a história de Congonhas iniciou-se por volta do ano de 1700. Outros já conjecturam que o surgimento do Arraial se deu em 1745.

E como parte desta história, tivemos grandes brasileiros, almas sensíveis, que tornaram Congonhas conhecida regional, nacional e internacionalmente.

Inicialmente, foi Antônio Francisco Lisboa, apelidado Aleijadinho, o imortal desenhista, entalhador, escultor e arquiteto brasileiro, autor dos magníficos profetas que se encontram expostos no maravilhoso adro do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos.

Doze profetas esculpidos em pedra-sabão, pelo genial Aleijadinho, compõem o cenário surreal e religioso que domina esta paisagem deslumbrante. Além das seis capelas retratando a via-sacra, o que perfaz um dos mais belos, significativos e representativos conjuntos de arte sacra barroca em solo brasileiro.

Algumas igrejas existentes em Congonhas fazem parte do roteiro turístico-cultural e religioso: a Matriz de São José, a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a Igreja Nossa Senhora do Rosário, a de Nossa Senhora da Ajuda e a Igreja Nossa Senhora de Soledade.

Além do Aleijadinho, por estas bandas viveu o médium Zé Arigó, benzedeiro que conseguiu aliviar o sofrimento de pessoas humildes vindas de todo o País à busca da recuperação de sua saúde. E ainda temos o pintor Manoel da Costa Athayde, o Mestre Athayde, que deixou marcadas as suas impressões em paredes e em tetos seculares, testemunhas de um dos mais importantes períodos da História brasileira: o ciclo do ouro.

É uma pena que tudo isso seja maculado pelo evento que reúne milhares de peregrinos, quando ocorre na “Cidade dos Profetas” o Jubileu do Bom Jesus de Matosinhos. São barracas e mais barracas que invadem a antiga Congonhas do Campo e descaracterizam a festa popular, outrora repleta de simbologia religiosa, quando os romeiros iam encontrar na Festa a luz divina para iluminar a sua fé.

Você pode conhecer de perto essas maravilhas e sentir de perto os rastros históricos de Congonhas. Venha para o Hotel Fazenda Paraíso da Serra e mergulhe nessa história em nossas acomodações com estilo Medieval!

Use o botão do WhatsApp no canto da tela para fazer sua reserva ou clique abaixo para ver vídeos das acomodações:

Com informações de: Varginha Online

O que significa, em essência, vir para uma fazenda?

Muitas vezes você visita alguns hotéis  fazenda e acaba sentindo-se num hotel 5 estrelas! 

Não há nada de errado nisso, apenas não se trata exatamente de uma fazenda! rsrs…

Hotéis assim não estão  proporcionando uma experiência verdadeira de estar numa fazenda, mas sim um protótipo ilusionista  do que seja uma fazenda! Aqueles animais domesticados como num circo ou  números e espetáculos ensaiados por si só não expressam a verdade de uma fazenda.

Para viver uma experiência de fato incrível em um hotel fazenda, você precisa, de imediato, desconstruir aquilo  que já existe na sua mente como uma fazenda cenário, e buscar envolver-se com algo ainda não experimentado.

Numa fazenda de verdade, você precisa estar de coração aberto, pronto para o imprevisível:

  • Você pode chegar e encontrar um pé lotado de jabuticabas… ou não!
  • Em um lago natural você  pode conseguir pescar algum peixe… ou não!

A natureza tem o seu tempo próprio. Ela não consegue estar sempre pronta pra atender aos desejos dos visitantes. As coisas na natureza não estão prontas pra servir um hóspede, elas tem o seu percurso natural.

Outro ponto importante é a segurança:  como toda a natureza em sua plena majestade, os ambientes de cachoeira reservam muitas surpresas. Você precisa se cuidar e se atentar para o fato de que que as pedras escorregam e que existem galhos que podem realmente te machucar.

Não faz sentido o hotel  estruturar uma cachoeira pra que você tenha total conforto, porque isso seria uma experiência fake, não acha?

Num hotel fazenda, a gente precisa estar não só preparado, mas também ansioso para conviver com os animais, sejam eles cachorros, cavalos, vacas, porcos…  e não se desespere se por um acaso aparecer um sapo na porta do seu quarto! hahaha

Esta  é justamente a beleza e a liberdade com a qual a natureza se expressa, em sua forma original. Mas sabe o que vai fazer uma grande diferença? Nosso atendimento atencioso para te orientar, de forma que consiga aproveitar ao máximo os sons, texturas e sabores que só uma legítima fazenda pode proporcionar.

Estamos te esperando!

Água vinda direto da nascente: pureza e qualidade

Quem na infância nunca bebeu água direto da torneira ou da mangueira?

Aqui no vilarejo essa prática além de deliciosa é também uma opção saudável!

No Hotel Fazenda Paraíso da Serra, bem como em todo vilarejo do Esmeril, aqui na Serra dos Hotéis, não temos intervenções da COPASA em tratamento de água. Toda a água do abastecimento vem da nascente na Serra do Paulista e chega limpa e mineral. A água é apenas encanada e distribuída aos hotéis de vilarejo!

Todos os visitantes percebem esta qualidade, principalmente ao lavar os cabelos, que ficam mais limpos e brilhantes por causa da água natural e sem intervenção de cloro nem outros tratamentos.

Além disso, pensando no seu bolso, não ter que comprar água mineral e poder ter a água em abundância é tudo de bom. Venha tomar água pura com a gente!